Começa nesta sexta-feira (15), a data para entregar a declaração do Imposto de Renda 2024. Desde 2023, a data para entrega tem início no dia 15 de março e termina em 31 de maio. Segundo a Receita Federal, são esperadas 43 milhões de declarações. Veja os passos para acertar as contas com o leão. 🦁

EmailLinkLink

1. Separe os documentos para fazer a declaração:

Essa é a parte mais importante para você não se atrapalhar na data de entrega da declaração do Imposto de Renda, uma vez que o contribuinte precisa comprovar, com documentos, tudo o que declara à Receita. Além disso, deve guardar os papéis por 5 anos a partir da data da entrega da declaração. Uma dica é, ao longo do ano, ir juntando os documentos como recibos médicos, de educação, comprovantes de pagamentos em uma única pasta.

📌 Lista de documentos para declarar o Imposto de Renda

Estes são os principais documentos para fazer a declaração do Imposto de Renda:

Documentos Gerais

Declaração de Rendimentos tributáveis, isentos e tributados exclusivamente na fonte

Declaração de Bens e Direitos

Aqui, é preciso reunir todos os documentos que comprovem a posse ou propriedade de bens ou direitos em 31.12.2023 a serem declarados no Imposto de Renda. Alguns exemplos:

Pagamentos com despesas dedutíveis

Além disso, é muitíssimo importante que cada despesa dedutível que o contribuinte queira declarar no Imposto de Renda tenha seu comprovante, que deve ser guardado por cinco anos. Por isso, esses documentos devem ter a identificação do titular, dependente ou alimentando:

Outros pagamentos e doações


___________
Fale conosco para declarar o Imposto de Renda 2024. Envie sua mensagem para o e-mail: jairo.pereira@grupopauta.com.br

2. Descubra se está obrigado a declarar

Depois de juntar os documentos na data de entrega da declaração Imposto de Renda, descubra se faz parte do grupo que precisa entregar a declaração. Afinal, nem todos os que pagam imposto precisam prestar contas à Receita. Este ano, a Receita divulgou novas regras para declarar e incluiu algumas novas obrigatoriedades. Desse modo, está obrigado a declarar o Imposto de Renda 2024, quem, no ano-calendário 2023:

Quem não está obrigado a declarar?

Está isento de declarar o contribuinte que:

3. Decida qual é a forma de entregar a declaração

O contribuinte pode entregar a sua declaração de Imposto de Renda de três maneiras:


Portanto, em todos os casos, o contribuinte pode optar pela declaração pré-preenchida, que já vem com as informações que a Receita Federal recebeu de empresas, bancos, médicos, imobiliárias, empresas de cartão de crédito, entre outros. Essa declaração facilita o preenchimento e também evita erros. Mas para optar por essa declaração é preciso ter uma conta gov.br nível prata ou nível ouro. A declaração pré-preenchida está disponível em todas as plataformas (online, programa e app para celulares e tablets).

4. Preencha as fichas da declaração

Abra cada uma das fichas do programa e preencha conforme a necessidade. Lembre-se de seguir corretamente o informe de rendimentos para evitar cair na malha fina.

5. Escolha o tipo de tributação

Então, ao finalizar o preenchimento na data entrega da declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve optar por um dos modelos de tributação que for mais benéfico para si. Os modelos são:


O programa faz o cálculo automaticamente e mostra qual opção é mais benéfica ao contribuinte (ou seja, por qual delas ele restitui mais ou paga menos imposto).

6. Veja se há alguma pendência

Além disso, o programa da declaração conta com uma ferramenta bastante útil ao contribuinte: a verificação de pendências. Por meio dela, é possível constatar se há erros ou mesmo a falta de algum dado que impeçam a entrega do documento.

Neste caso, a presença de um triângulo vermelho (que indica erro) impede a gravação e transmissão da declaração. Já o triângulo amarelo é um aviso e não impede a entrega.

7. Faça a entrega dentro do prazo para não pagar multa

Se verificar que está tudo certo com o documento, chegou a hora de enviar. A data de entrega final da declaração é 31 de maio. Assim que finalizar o envio, o programa irá gerar um recibo, que é o comprovante da entrega. Guarde esse número, pois ele será necessário no caso de precisar fazer uma declaração retificadora.

Quem está obrigado a declarar e perde o prazo está sujeito à multa mínima de 165,74 e multa máxima de 20% do imposto devido, além ficar com problemas no CPF.

🗓️ Calendário de restituição

Serão cinco lotes de restituição. O primeiro será pago no mesmo dia em que se encerra o prazo de entrega. Dessa forma, o calendário de restituição fica assim:


Da mesma forma, é bom lembrar que o primeiro lote atende os contribuintes que têm prioridade legal, na seguinte ordem:


O critério de desempate dos grupos é a data de entrega, segundo o supervisor nacional do IR. Assim, quem entregou primeiro, recebe primeiro, em condições iguais.

Fale conosco: 14 99134-3532
jairo.pereira@grupopauta.com.br