Soluções / Contabilidade
Escrita Fiscal
Processo de registrar os fatos e movimentos tributários de uma empresa, como lançamentos de documentos, apuração de impostos, emissão de notas fiscais, entre outros.
A escrita fiscal é obrigatória para todas as empresas, exceto o MEI, e deve ser feita em conformidade com a legislação e as normas contábeis.
A escrituração fiscal e a escrituração contábil são dois processos distintos, mas relacionados, que envolvem o registro das informações tributárias e patrimoniais de uma empresa. A diferença entre eles é que:
🧾A escrituração fiscal é referente às obrigações fiscais, comprovando que o fato que gerou a obrigação do pagamento de impostos realmente aconteceu. A escrituração fiscal é feita por meio da Escrituração Fiscal Digital (EFD), que é um arquivo digital que contém os dados dos documentos fiscais e das apurações dos impostos federais, estaduais e municipais. A EFD é uma obrigação acessória que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e deve ser enviada mensalmente pelos contribuintes.
🔢A escrituração contábil é um registro de mudanças no patrimônio da empresa, como vendas e aquisições de bens. A escrituração contábil é feita por meio da Escrituração Contábil Digital (ECD), que é um arquivo digital que contém os dados dos livros contábeis, como o livro diário, o livro razão e o balanço patrimonial. A ECD também é uma obrigação acessória que faz parte do SPED e deve ser enviada anualmente pelos contribuintes.
Portanto, a escrituração fiscal e a escrituração contábil são processos complementares que permitem o controle e a transparência das operações de uma empresa, bem como o cumprimento das normas tributárias e contábeis.
■ PERGUNTAS E RESPOSTAS
Incluímos a apuração de tributos, emissão de guias de recolhimento, escrituração de livros fiscais e elaboração de declarações fiscais obrigatórias.
Através de uma análise detalhada das operações, identificamos oportunidades de economia tributária e evitamos o pagamento indevido de impostos.
Auxiliamos na entrega de declarações como SPED, DCTF, DIRF, e na emissão correta de notas fiscais, garantindo o cumprimento das obrigações acessórias.
Monitoramos continuamente as mudanças na legislação e aplicamos as melhores práticas para manter sua empresa em conformidade com todas as normas fiscais.
Fornecemos suporte na regularização de pendências e na elaboração de defesas administrativas para minimizar os impactos de possíveis autuações.